Evacuações no Japão e nos EUA após grande terremoto na Rússia desencadear alertas generalizados de tsunami

  • 30/07/2025
  • 0 Comentário(s)

Evacuações no Japão e nos EUA após grande terremoto na Rússia desencadear alertas generalizados de tsunami
  • Um forte terremoto de magnitude 8,8 atingiu a península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, por volta das 11h25, horário local, na quarta-feira.
  • Um tsunami com uma altura de 3 a 4 metros (10 a 13 pés) foi registrado em partes de Kamchatka, na Rússia
  • As primeiras ondas de 30 cm (12 pol.) atingiram uma cidade em Hokkaido, no norte do Japão, e as autoridades alertaram que as ondas subsequentes podem ser maiores
  • Autoridades dos EUA emitiram alertas de tsunami para o Alasca e o Havaí
  • Um alerta de tsunami também está em vigor para o território insular americano de Guam e outras ilhas da Micronésia.     
  • Autoridades do Havaí dizem que o impacto ocorrerá em poucas horaspublicado às 00:21

    "Se você está nos assistindo agora, sem dúvida entende que estamos em alerta máximo de tsunami", disse um funcionário de emergência durante uma coletiva de imprensa em Honolulu.
    "Estamos a algumas horas de qualquer impacto no Havaí", diz ele. "Prestem atenção, ouçam", diz ele.
  • Sirenes e alertas de celular estão soando em Maui, alertando a população sobre a chegada de ondas de tsunami às 7h10 locais, em menos de três horas. O tocador de gaita de foles Roger Pleasanton, de Maui, disse à BBC que ficou aliviado com tantos alertas.
    "Pelo menos sabemos que está funcionando. Os serviços de emergência estão funcionando", disse ele enquanto fazia fila para comprar diesel para seu veículo. "Como sabemos, não funcionou durante os incêndios."
    Pleasanton era o tocador de gaita de foles residente no Fleetwood's – um estabelecimento de Maui de propriedade de Mick Fleetwood – que foi destruído nos incêndios florestais de 2003. Antes dos incêndios, ele tocava gaita de foles ao pôr do sol quase todos os dias no deck do bar.
    Entrevistamos Pleasanton na época, quando ele morava em Maui. Enquanto muitos sonham em ter uma propriedade à beira-mar no Havaí, Pleasanton diz hoje que se sente especialmente aliviado por morar nas colinas verdejantes – em terreno elevado.
    "O trânsito está como o de Nova York agora", disse ele. "Eu ia ao supermercado, mas acho que vou ter que pular as compras e sair daqui."

MAIORES INFORMAÇÕES ... BBC NEWS.

Fonte : https://www.bbc.com/news/live/c3r4x9yrrg4t


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes